Caderneta Geológica Digital

Publicado em: 4 de November de 2013 por Josemar Silva

A execução de projetos de pesquisa no âmbito das geociências resultam num grande volume de dados obtidos por meio de trabalhos de levantamento de campo. Tradicionalmente são feitas anotações de dados descritivos, interpretativos e preditivos em cadernetas convencionais, em formato analógico, com anotações em papel.

Essa forma de levantamento de campo dificulta o compartilhamento de dados em equipes de trabalho, também, nesse modo, verifica-se grande perda de informações.

Mesmo quando armazenadas na forma digital, a falta de critérios comuns de sistematização e formulação de diferentes estruturas de bancos de dados representa uma dificuldade adicional no processo de integração dos dados advindos de diferentes projetos de pesquisa, exigindo investimentos com revisitas, novas coletas e análises. O cenário é ainda mais pessimista em caso de necessidade da retomada de dados históricos.

Frente a estas situações, demandam-se pesquisas de desenvolvimento de geotecnologias que possibilitem coleta, integração sistematizada e uniformizada de dados de campo focados nas geociências, que ofereçam tecnologias na forma de interfaces de acesso para levantamentos de campo, organização de banco de dados, recuperação e manipulação das informações, saída de dados na forma de mapas, relatórios e, finalmente, que contemplem a segurança da informação.

O LAGEO tem pesquisado soluções na elaboração de um modelo de Caderneta Digital que possibilite a coleta de dados de campo de modo prático, sistematizado, com armazenamento seguro em banco de dados.

O aplicativo Caderneta Geológica Digital foi desenvolvido no âmbito do Projeto GEOTEC, convênio entre LAGEO/UFPR e PETROBRAS. Representa uma importante ferramenta para entrada de dados de campo em um Sistema de Informações Geográficas, promovendo o armazenamento seguro, a recuperação e a saída na forma de relatórios digitais. As principais demandas atendidas são a sistematização, a organização e armazenamento de dados georreferenciados primários (oriundos dos levantados em campo) e secundários (coletados de outras fontes) e a integração com um servidor de mapas (WebMapa).

Na interface principal do aplicativo são lançadas as informações mais comuns relacionadas à rotina de campo dos pesquisadores, tal como identificação do ponto, posição geográfica (com entrada em UTM ou GMS), descrição, equipe e unidade geológica (CPRM, Mineropar, Pronageo). Por meio de interface secundárias podem ser lançados dados mais específicos para diferentes áreas de estudo, agrupadas em Análises de Campo (dados estruturais) e Análises de Laboratório (dados amostrais, petrografia, geologia isotópica e química, microtomografia computadorizada).A vinculação dos pontos lançados pela Caderneta Geológica Digital com o WebMapa é realizada de forma automatizada,  permitindo que sejam prontamente consultados pelos demais participantes do grupo na interface web, com imagens dos afloramentos e organização sistematizada de dados estruturais e de laboratório.

 

Caderneta Geológica Digital – versão 3.3.0.3 [ Download]

* O uso deste aplicativo é restrito aos usuários vinculados aos projetos RGEOTEC da Petrobrás.

 


LAGEO - Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Geomorfologia e Geotecnologias
Edifício João José Bigarella, Sala 203 | Centro Politécnico | Curitiba - PR | CEP: 81531-980 | Fone: 41 3011-0112