OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

Publicado em: 5 de November de 2013 por Josemar Silva
Introdução | Objetivos e Justificativa | Resultados | Metodologia | Considerações e Referências



OBJETIVOS

Desenvolvimento de um SIG para sistematização da entrada, modelagem de dados para armazenamento e saída de dados geológicos e georreferenciados de projetos de pesquisa na temática de trabalhos de geociências.

O sistema deverá ser composto em três interfaces para tratamento de dados espacializados: a) Caderneta de Campo Digital, para entrada padronizada de dados e que possibilite a transmissão e sincronização segura de dados a um servidor central, via conexão por internet; b) Interface Administrador/Gerente para coordenar equipes de pesquisa e profissionais vinculados e c) WebMapa, interface webgis personalizado, que permite a visualização das informações, operações de consulta, edição, análise e construção automatizada de mapas. Todo esse conjunto estará vinculado a um Banco de Dados para armazenamento e integração das informações, contemplando ainda rotinas de segurança.

JUSTIFICATIVA

A execução de projetos de pesquisa no âmbito das geociências resultam num grande volume de dados obtidos por meio de trabalhos de levantamento de campo, compilação de base cartográfica de apoio, imageamento via sensores espectrais e produtos derivados de processamento digital de imagens, mapas geológicos e geofísicos, modelos digitais de terreno, medidas estruturais, análises geoquímicas, petrográficas e geocronológicas, entre outras, resultantes das atividades de pesquisas. Somam-se como fatores de complexidade produtos cartográficos e de imageamento, questões de múltiplas escalas, georreferenciamento, possibilidades de análises espaciais e identificação de elementos cartográficos e geológicos.

Tratando-se de dados de campo, tradicionalmente nos levantamentos geológicos são realizadas descrições de afloramentos em cadernetas convencionais (analógicas), com anotações em papel. Pelo fato da caderneta pertencer ao autor e, devido à dificuldade de compartilhamento desses dados por todos os membros de equipes de trabalho, principalmente quando há mais de uma equipe envolvida, verifica-se grande perda de informações. Mesmo quando armazenadas na forma digital, a falta de critérios comuns de sistematização e formulação de diferentes estruturas de bancos de dados representa uma dificuldade adicional no processo de integração dos dados advindos de diferentes projetos de pesquisa, exigindo investimentos com revisitas, novas coletas e análises. O cenário é ainda mais pessimista em caso de necessidade da retomada de dados históricos.

Frente a estas situações, se fazem necessárias pesquisas de desenvolvimento tecnológico em SIGs que possibilitem a integração sistematizada e uniformizada de dados de diferentes projetos de pesquisa focado nas Ciências da Terra e que ofereçam tecnologias na forma de interfaces de acesso para levantamentos de campo, organização de banco de dados, recuperação e manipulação das informações, saída de dados na forma de mapas, relatórios e, finalmente, que contemplem a segurança da informação.


LAGEO - Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Geomorfologia e Geotecnologias
Edifício João José Bigarella, Sala 203 | Centro Politécnico | Curitiba - PR | CEP: 81531-980 | Fone: 41 3011-0112